Página Inicial Localização Contato
Colégio Transformação - Ensino Infantil

Célèstin Freinet

Célèstin Freinet nascido em Gars (1896-1966), França, serviu na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Um ferimento aos pulmões limitou suas possibilidades físicas, mas não impediu de conceber em 1920, a idéia de uma escola moderna, fundamentada em filosofia de vida libertadora e revolucionária. Em breve espaço de tempo, com a colaboração da esposa Elise e de um grupo de companheiros, suas idéias ganharam o mundo.
Fala-se muito sobre a genialidade de Freinet e Elise ao criarem e aperfeiçoarem as práticas da Escola Moderna. Freinet, filho de camponeses, soube unir as experiências e as expectativas do dia-a-dia, transformando tudo em um novo método de aprender e ensinar. Fala-se pouco do homem, marido, pai, companheiro, amigo... Hoje, resgato um pouco da história de “Freinet Homem”, baseada em relatos de companheiros que compartilharam durante anos a vida diária, as lutas e alegrias desta pessoa que não se deixou abater pelos pesares da vida mas fez deles alavanca para construção de melhores condições para as crianças do povo que tanto amou.

A Pedagogia Freinet

A Pedagogia Freinet é uma proposta pedagógica que tem por objetivo modernizar a escola, marcando assim uma nova etapa da sua evolução, através de uma gama de valores alicerçados no bom senso. Freinet não quer uma escola à parte, mas a própria escola pública (escola do povo) é que deverá ser modernizada para atender, na sua essência, às necessidades do povo. Para isso, ele põe em evidência meios que revolucionaram, tanto a educação de um modo geral, quanto a escola em particular, estabelecendo uma verdadeira relação professor-aluno.

Trata-se de um movimento de reação contra tudo o que existe de tradicional na escola. A sala de aula passa a ser o lugar onde professor e alunos discutem conjuntamente, em clima de harmonia e disciplina, tanto os conhecimentos básicos da aprendizagem, como os problemas da vida cotidiana.

É uma educação que respeita o indivíduo e a diversidade e reencontra a identidade própria do ser humano através da individualidade de cada um; que respeita as crianças tais quais elas são, sem submetê-las a modelos pré-estabelecidos e que as ajuda na formação de sua personalidade. É uma pedagogia real e concreta que procura oferecer às crianças e aos adolescentes uma educação condizente com as suas necessidades e mediante as práticas cotidianas.

É uma ESCOLA DO POVO. Escola essa que procura responder aos anseios individuais, sociais, intelectuais, técnicos e morais da vida desse povo, numa sociedade em pleno desenvolvimento tecnológico e científico.

É uma pedagogia que objetiva formar o homem mais responsável, capaz de agir e interagir no seu meio; um homem mais apto a contribuir na transformação da sociedade. Para tanto, na sua prática educativa, tem primazia o desenvolvimento do espírito crítico, o questionamento das idéias recebidas, o espírito de curiosidade.

Os fundamentos e as linhas de ação da Pedagogia Freinet, estão centrados no "homem" a fim de elevá-lo a mais alta dignidade do seu ser. E a realização plena de sua personalidade através da vivência de sua cidadania.

A Pedagoa Freinet não se dá no vazio de uma ação educativa sem rumos concretos. Por essa razão ele estabelece bases de apoio que são os seus princípios.

Base de Apoio da Pedagogia Freinet

  • a) O principio da cooperação - permite desenvolver entre as crianças e entre estas e os professores, relações que conduzem à organização das diversas modalidades de trabalho como: conversa livre, conselho de classe, reunião cooperativa em acordo com a idade dos alunos. A reunião cooperativa é a mola mestra de todas as decisões, sejam relativas às práticas pedagógicas do ensino-aprendizagem, sejam no âmbito do desenvolvimento de atitudes e habilidades, que no seu conjunto constitui a "formação do homem". A vida cooperativa muda as condições de trabalho de sala de aula, instaurando novas estruturas de relações que priorizam as responsabilidades e as competências e dão ao trabalho o seu verdadeiro lugar pela valorização de todos os sucessos, pela multiplicação desses sucessos e pelo encaminhamento adequado dos erros que geram os fracassos. A vida cooperativa responderá a demanda real - a da segurança e a da ordem. - Organização cooperativa - A reunião cooperativa para a gestão do trabalho e a regulamentação dos conflitos. A divisão das responsabilidades. Elaboração das regras de vida e de trabalho.
  • b) A comunicação e a expressão livre - Propicia uma aprendizagem viva e real desde que a criança tenha liberdade de expressar o seu pensamento em todas as circunstâncias que lhe são permitidas: o desenho a palavra oral e escrita, as construções etc. - Expressão e comunicação -Conversa livre, textos livres, expressão corporal e artística, conferências debates...
  • c) A educação do trabalho, este enquanto atividade produtiva que auxilia a criança a construir a sua própria aprendizagem. Para tanto, o trabalho deve ser realmente livre, escolhido por ela e organizado no seu plano de trabalho tanto individual quanto coletivo. Numa educação pelo trabalho não tem sentido e nem lugar tarefas impostas que conduzem as crianças a se desobrigarem o mais cedo possível para se verem livres de tal tarefa como se fosse um fardo pesado em lugar de ser uma atividade prazerosa. - Trabalho individualizado e socializado: contratos de trabalho, projetos, pesquisas, avaliação formativa, trabalho com fichas, livros...
  • d) O tateamento experimental - é um processo que se inscreve no "devir" global de cada criança como parte integrante da formação de sua personalidade. Não é uma técnica pedagógica tendo por objetivo a assimilação do saber, nem um simples caminhar em busca da aquisição do saber. É um ato inteligente desempenhado por um ser que busca a construção do seu conhecimento. A superioridade do "tateamento experimental" está no fato de que o homem e a criança não copiam um tateamento e sim o constroem, gerando assim a experiência. Segundo Freinet o tateamento experimental contribui para a edificação da inteligência. - O tateamento experimental - aprendizagem graças à pesquisa nas situações verdadeiras e problemáticas...

Mais informações em: www.freinet.org.br

[ Topo da página ]
Microsist Informática Colégio Transformação